Divulgado em junho do corrente ano, o Relatório da Situação Global das Energias Renováveis/2016  veio para fixar a indústria de produção de energias renováveis em posição competitiva no setor energético mundial.

A capacidade de geração de energia limpa registou o maior aumento da história no ano de 2015, batendo recorde na instalação de indústrias do ramo.

São vários os motivos que deram, e continuam dando causa ao crescimento desse mercado. Seja a preocupação com a segurança de energia, seja a preocupação com o meio ambiente, seja a tendência mundial da busca por meios de produção sustentável. O fato é que a sociedade clama pelo fomento de políticas sustentáveis e as lideranças governamentais, ao menos no âmbito da indústria de energia, respondem a altura, apresentando uma crescente de projetos e propostas que incentivam a produção renovável.

O resultado é evidente. 2015 atingiu a expressiva marca de US$286 bilhões de dólares investidos no setor de produção de energias limpas. Proporcionalmente, os valores investidos refletem em uma série de melhorias. São empregos gerados, avanços tecnológicos, conscientização ambiental, etc.

Convergindo nesse sentido, grande exemplo da aclamada busca pelo crescimento sustentável é o programa SC+Energia, elaborado e implantado no Estado de Santa Catarina em 2015.

Com o objetivo de fomentar a indústria da energia renovável, o programa envolve uma série de órgãos do Estado, estabelecendo ações e medidas facilitadoras aos empreendedores, como a liberação de crédito para construção de usinas, a agilidade nas tramitações administrativas (órgão ambientais/junta comercial), e também a viabilização da compra da energia produzida por esses empreendimentos privados.

Com um ano de sua criação, já são mais 70 projetos de geração de energia limpa cadastrados, 18 deles já em construção e 04 usinas já em operação.

Programas como esse ajudaram a colocar o Brasil entre os dez países que mais apostam nas energias renováveis. Em um momento de crise econômica, programas como os que tais geram grande expectativa, trazendo esperança de avanços e crescimento sustentável para os próximos anos.

Por: Lucas São Thiago Soares