O Ministério do Meio Ambiente lançou nota esclarecendo que a inscrição para o Cadastro Ambiental Rural não é paga e o proprietário pode acessar o site www.car.gov.br e seguir o passo a passo do preenchimento com auxílio da cartilha ou de pessoas treinadas nas Secretarias de Agricultura e Meio ambiente.

O CAR é um registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, cujo objetivo é promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.

Trata-se de registro obrigatório e gratuito e para atingir o seu objetivo fim, o Ministério do Meio Ambiente – MMA capacitou mais de 30 mil pessoas em todo o Brasil para auxiliar os proprietários rurais a proceder ao referido registro. A nota emitida pelo MMA indica, ainda, que o documento não tem valor fundiário, não podendo ser cobrado por cartórios para registrar escrituras de imóveis, mas, a partir de 2017, as instituições financeiras cobrarão o CAR como pré-requisito para conceder crédito aos produtores rurais.

Assevera o MMA que aqueles que não possuírem acesso à internet ou encontrarem dificuldade para realizar o cadastro pelo site podem procurar sindicatos, cooperativas e secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de sua cidade para receber apoio, uma vez que foram capacitadas para tanto.

Por: Marcelo Suppi