O BNDES lançou a Cartilha de Cidades, um documento que sintetiza dados do estudo da Internet das Coisas (IoT) e sua aplicação para o uso em cidades, possibilitando benefícios para os cidadãos e a gestão pública.

A internet das coisas é um sistema que habilita serviços avançados em objetos do dia-a-dia (coisas físicas ou virtuais), com base nas tecnologias da informação e comunicação, e dota-as do poder de processar dados, tornando-as “inteligentes”.

A aplicação da internet das coisas nas cidades – em áreas como transporte, monitoramento de tráfico, meio ambiente, segurança pública e eficiência energética – viabiliza o monitoramento em tempo real dos movimentos da cidade e permite fundamentar o desenvolvimento de políticas públicas e de ter ganhos de eficiência em sua gestão.

O documento traz uma série de casos de aplicações já implementadas com sucesso no Brasil e em outros países, liderados principalmente por empresas do setor privado ou modelo de negócios baseado em parcerias público-privada (PPPs), e que vem apresentando significativamente ganhos de eficiência e redução de custos.

Nos EUA, merece destaque o caso de Los Angeles. O governo instalou sensores nas estradas espalhados nas interseções que enviam atualizações em tempo real sobre o fluxo de tráfego por meio de cabos de fibra óptica para uma central. Um software analisa os dados e faz ajustes automaticamente, segundo a segundo, adaptando-se às mudanças de condições.

No Brasil, por sua vez, embora os projetos ainda sejam incipientes, merece destaque o caso de Paulínia, em São Paulo, que adotou um sistema de lixeiras inteligentes, instalando cerca de 25 estações de coleta de lixo na cidade. O sistema informa automaticamente quando está cheio, otimizando a mão de obra utilizada na coleta de resíduos, além de evitar enchentes por ser subterrâneo.

Em Minas Gerais e no Ceará, os projetos também tiveram investimentos. Novos bairros foram construídos para receber aplicações de IoT, com sensores de volume nas lixeiras e monitoramento de recursos como água e energia.

Em que pese os avanços, o governo brasileiro encontra desafios na aplicação de IoT, em especial na implementação e manutenção dos programas estruturantes, com foco na construção de infraestrutura de conectividade robusta e capacitação de servidores públicos. Isso sem contar com a dificuldade no levantamento de recursos para investimento, nas restrições socioambientais e legais, no sigilo no tratamento de dados dos cidadãos e na cooperação entre os municípios.